O IFRN de Parnamirim sediou o Lançamento do Plano Safra 2015 do Território Agreste Litoral Sul no dia 25 de setembro do ano em curso.
O Governo Federal disponibilizará o montante de 28,9 bilhões de reais para o PRONAF da agricultura familiar, no Plano Safra 2015. O Técnico do MDA o Sr. José Henrique, ressaltou em sua fala que receber um financiamento não é um direito, pois o crédito se conquista, crédito é para quem apresenta um bom projeto, crédito é para um bom pagador, porém, contratar um financiamento é assumir uma dívida. Logo, deu início a apresentação do Plano Safra 2015/2016 para os presentes, mostrou os aspectos importantes, o Pronaf Produtivo Orientado - PPO e os outros tipos de PRONAF, o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar - PGPAF, as Políticas de Proteção de Crédito, os critérios de participação do agricultor em várias linhas de financiamento de custeio e investimento e as mudanças ocorridas nesse Plano Safra. Mostrou a realidade do RN na Safra anterior 2014/2015e fez algumas observações: foram contratados aproximadamente R$ 200 milhões na safra 2014/2015, chegando à 50 mil contratos, vendo que é um número muito pequeno em relação a quantidade de Dap's existentes no estado, que chega a 146.000 mil daps. As contratações na safra 2014/2015 de investimento que mais se destaca é o bovino, pois para o MDA, é um desafio junto com as instituições financeiras elevar o número de contratações de custeio na safra de 2015/2016.
A destinação do PRONAF é estimular a geração de renda, melhorar o uso da mão de obra por meio de atividades e serviços rurais e agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário