ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mais integração, direitos e participação no Mercosul

Fotos: Ademir Rodrigues/MDA
A secretária-executiva do MDA, Maria Fernanda Coelho, prestigiou o evento
Brasília sedia até esta quinta-feira (16) a 18ª edição da Cúpula Social do Mercosul, no Centro de Convenções Internacional de Convenções do Brasil. Representantes da sociedade civil da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Espanha, Honduras, Itália, Guiné Bissau, Estados Unidos e Brasil participaram, na noite desta terça-feira (14), da abertura do encontro. A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Maria Fernanda Coelho, prestigiou o evento.

Esta é a quinta vez que o Brasil realiza a Cúpula Social do Mercosul que, este ano, tem três eixos centrais de debate: Mais Integração, Mais Direitos e Mais Participação. Os organizadores ressaltaram a importância de se aprofundar a integração regional e o ativismo social como caminhos para avançar nas conquistas de direitos.
Programação
O primeiro eixo, o Mais Integração, terá três painéis de discussão: Avanços e limites do processo de Integração atual e o modelo que queremos; Futuro do Mercosul: Nosso Desafio; e Livre Circulação, Participação Social e Estatuto da Cidadania no Mercosul. O segundo eixo, o Mais Direitos, também apresenta três pontos: Nova Declaração Sócio-Laboral do Mercosul; Diretrizes da Educação e Cultura em Direitos Humanos para o Mercosul; e Igualdade, Direito e Participação das Mulheres no Mercosul.

O terceiro e último eixo, o Mais Participação, também será discutido em três vertentes: Participação social, Parlasul, UPS e os desafios da deliberação pública no Mercosul; Políticas Públicas, Leis de Meios, Redes de Comunicação Popular; e Redes, Coletivos e Movimentos, Juventude fazendo política no Mercosul.
Fonte: MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário